.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

domingo, outubro 02, 2005

O Espírito de Tertúlia*


“Não há homens cultos, há homens que se cultivam.”

Marechal F. Foch

No passado dia cinco, a propósito da comemoração da implantação da República, um grupo de pessoas encontrou-se motivado pelo Espírito de Tertúlia, partilhando opiniões e interrogações sobre o tema: QUE FAZER COM ESTA REPÚBLICA?

O encontro realizou-se na sede do Clube de Castelo Branco, colectividade quase centenária, mas aberta a todas as iniciativas de animação cultural. De facto, num tempo em que vivemos bombardeados por quantidades enormes de informação, em que somos levados a assistir possivelmente, sem reflectir, sem intervir e dialogar, são cada vez mais escassos e virtuais os contactos pessoais, as relações humanas directas em que se partilham opiniões e testemunhos.

Em termos de geografia dos afectos, estamos cada vez mais pobres, com muito menos tempo para as pessoas se conhecerem e respeitarem como pessoas, viciados que vamos estando cada vez mais em consumir o que nos é apresentado já como produto acabado. É mais cómodo aderir a ideias feitas, ao espectáculo, a valores e a modas que se nos impõe por razões do mercado, por ser politicamente correcto ou nos dar vantagem imediata não ir contra o sistema. Mas, tal comodidade imediata, tem um efeito cumulativo bloqueador da liberdade de crítica responsável, compromete a capacidade criativa e pedagogicamente formativa que é a base da cidadania activa, da formação para os valores humanos e socialmente democráticos da participação, da entre-ajuda e da solidariedade.

Na falta de espaço e de oportunidade de encontro, propôs-se o meu amigo Luís Lourenço (Licenciado em História), organizar um conjunto de tertúlias, contribuindo desde logo para revitalizar o espírito de tais convívios, com um texto de onde vou retirar com a devida vénia, as seguintes ideias:

  • Tertúlia é por definição, uma reunião familiar ou de amigos, assembleia literária ou de artistas;
  • Tertúlia é um espaço de debate, de intervenção: cívica, política, social e cultural;
  • Tertúlia é um espaço e um tempo de participação por excelência que, infelizmente não abundam. Pretende-se debater, não abater nada, nem ninguém. Pretende-se conversar, não converter, falar, não gritar (declaramos guerra ao ruído). Pretendemos bater-nos pela Cultura, contra a incultura, podendo a tertúlia ser um verdadeiro centro de divulgação e difusão de novas ideias;
  • a Tertúlia quer-se oposta à indiferença, quer-se inconformista (ou então ficaríamos em casa, em adoração ao televisor, consumindo de preferência um qualquer programa na moda, do tipo, quanto pior melhor), quer-se apartidária, mas não apolítica.

Deixando a reflexão sobre o primeiro tema (A República), para uma próxima abordagem, o que agora importa sublinhar é este grito de alma em favor da grande relevância que têm os espaços e oportunidades de encontro no âmbito das nossas Colectividades recreativas e culturais.

Sejam quais forem os temas, o que importa é a partilha de pontos de vista, é a discussão, o confronto de opiniões e de testemunhos, de uma forma afectiva, olhos nos olhos, num dar as mãos para a revitalização da cidade real, da vida concreta dos nossos dias. É um exercício de liberdade para uma melhor escola da vida, porque autêntica e participada por cidadãos que desejam ser cada vez mais conscientes e mais livres.

Esta Tertúlia realiza-se quinzenalmente no Clube de Castelo Branco, nas sextas-feiras, pelas 22h. Integram-na, um conjunto de participantes residentes, mas não se quer fechada, pelo que todos, serão bem-vindos.

Lopes Marcelo

*Texto publicado pelo autor em “Gazeta do Interior”, a 18 de Outubro de 2001, na sua coluna quinzenal “Mosaico Cultural”, naquele semanário.

5 Comments:

At 3:55 da manhã, Blogger Silver Fox said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have FREE leads for your business. Hey, these are free for the asking. All you need to do is visit my website.

Come and check it out if you get time :-)

 
At 3:56 da manhã, Blogger Jerome Jackson said...

Blinq | Heroine's secret is out; bloggers buzz
'A moment of brilliance" is how a veteran conflict negotiator described Ashley Smith's moves in ... The real heroes are right in our own Gulf, in Louisiana, Mississippi and East Texas.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to music on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like music!

 
At 11:20 da manhã, Blogger Jornalistas Independentes said...

parabéns pelo blog. posso fazer sugestões? continuem que nos conteúdos está muito bom.

 
At 1:33 da tarde, Blogger Roberto Iza Valdes said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 9:20 da tarde, Blogger Geosapiens said...

...é pena estar tão longe...um dia quando estiver para esses lados...irei...um abraço...

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home