.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Sopraram bons Ventos: Ventos da Líria no Clube de Castelo Branco

Legenda da fotografia: os cinco elementos dos Ventos da Líria em plena actuação, ao fundo parte da exposição de fotografia "Apanhados" de Jolon e uma pequena amostra dos livros presentes na Feira do Livro.

Feira do Livro Regional da Beira Baixa
(Breve balanço)

Terminada a "Feira do Livro Regional da Beira Baixa" é hora dum primeiro e breve balanço, sobre a mesma.
Envia-se uma fotografia (cedida pelos Ventos da Líria) tirada durante uma das iniciativas agendadas para o evento, o Concerto dos Ventos da Líria, conjunto de Alcains, cuja actuação é merecedora dos mais rasgados elogios, do público e da organização, os Ventos da Líria deram uma magnífico concerto, em comunhão com um público participativo e que nos honra por marcar uma nova etapa na diversificação e na melhoria da oferta cultural do Clube de Castelo Branco, sintomático disto mesmo é o facto de a próxima programação da "Cultura Politécnica", da responsabilidade do IPCB, vir a integrar o salão da sede do Clube de Castelo Branco (onde foi tirada a foto), no roteiro dos espaços utilizados pela mesma.
A parceria entre o Clube de Castelo Branco e a Casa Comum das Tertúlias beneficia as duas partes, pelo que vai continuar em projectos já em andamento.
Os quais serão atempadamente anunciados.

Um apanhado geral do que aconteceu:
A Casa Comum das Tertúlias e o Clube de Castelo Branco organizaram uma "Feira do Livro Regional da Beira Baixa", de 4 a 8 de Outubro de 2006, das 14h às 24h, na sede do CCB, inaugurada no passado dia 4 pelas 18h 30m, com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Engº Jorge Neves, do Sr. Presidente do Clube de Castelo Branco, António Arnel Afonso e do responsável pela Casa Comum das Tertúlias, Dr. Luís Norberto Lourenço.
Tendo a organização dirigido convites a todas as autarquias da Beira Baixa, alargando o convite a outras autarquias de concelhos próximos.
As autarquias editam e patrocinam inúmeras obras muitas vezes desconhecidas nos concelhos vizinhos, pelo que este evento será uma oportunidade de dar a conhecer as suas obras a todos os concelhos da região.
Autarquias presentes: Câmara Municipal de Castelo Branco, Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Câmara Municipal de Vila de Rei, Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, a que se juntou a Junta de Freguesia de Castelo Branco e a Associação de Estudos do Alto Tejo, a Associação Social e Cultural do Rancho Folclórico do Retaxo, a revista "Estudos de Castelo Branco". Foram convidados vários autores da Beira Baixa com edições de autor para venderem os seus livros na Feira do Livro, a Dr. Adelaide Salvado e o Dr. Lopes Marcelo responderam positivamente ao repto.
A Câmara Municipal de Vila de Rei ofereceu para a Biblioteca do Clube de Castelo Branco, um exemplar de cada uma das obras que colcou à venda nesta Feira do Livro Regional.
O evento a pensar em obras de autores da Beira Baixa e sobre a BB, foi preenchido com várias actividades culturais:
"Feira do Livro Regional da Beira Baixa"
Programa das actividades:
• 4 Out. – 18h 30m – Inauguração oficial da Feira do Livro e da Exposição de Fotografia "Apanhados" de Jolon, por: Engº Jorge Neves (Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco), Dra. Cristina Granada (Vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco, esteve no evento, mas não no momento da inauguração), António Arnel Afonso (Presidente do Clube de Castelo Branco) e Dr. Luís Norberto Lourenço (organizador da Casa Comum das Tertúlias).
• 5 Out. – 16h – Tertúlia: Apresentação do livro de poesia “Inteiro silêncio”, de Prof. Dra. Cristina de Mello, por Dr. Luís Norberto Lourenço. Celebrou-se o V aniversário da Casa Comum das Tertúlias.
• 6 Out. – 21h 30m – Tertúlia: Apresentação da “Rede Cultural” por Dr. Lopes Marcelo (coord. do Grupo de Trabalho Para a Carta Patrimonial da Beira Baixa, da Sociedade de Amigos do Mus. Francisco Tavares Proença Jr.), contando ainda com a presença da Dra. Maria Celeste Capelo, da Direcção da SAMFTPJ, da Dra. Sílvia Moreira (arquóloga da Câmara Municipal de Castelo Branco) e do Dr. Ricardo Silva (docente da ESART) membros deste grupo de trabalho; • 7 de Out. – 21h 30m – Concerto: Ventos da Líria
• 8 Out. – 16h – Tertúlia: Apresentação da fanzine “Cadernos Ultra-Periféricos”, nº 5, 6 e 7, pelo arquitecto Vasco Câmara Pestana (edit.) e poeta Carlos Baptista.
Data: 4 a 8 de Outubro de 2006
Horário: 14h às 24h
Local: sede do Clube de Castelo Branco (Largo de S. João, nº 27)

Organização: Clube de Castelo Branco e Casa Comum das Tertúlias

Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
Tlm. 966417233
E-mail: luis.lourenco@portugalmail.pt
Blogs: http://casacomumdastertulias.blogspot.com

Clube de Castelo Branco
Largo de S. João, N.º 27, 6000-103 Castelo Branco
Tlf. 272082615
E-mail: clubedecastelobranco@sapo.pt
Blogs: http://clubedecastelobranco.blogspot.com

Apoios:
Junta de Freguesia de Castelo Branco
Câmara Municipal de Castelo Branco
Câmara Municipal de Proença-a-Nova (por só ter sido confirmado já com o evento a decorrer, o seu logotipo não constou dos cartazes, nem dos folhetos distribuídos).

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home