.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

quinta-feira, novembro 29, 2007

Escada para o céu... em resposta a duas jovens albicastrenses

Na imagem:
"Stairway to Heaven" (Escada para o céu), Prémio Tabaqueira 2001, obra de Didier Fiúza Faustino, em Castelo Branco.

Duas jovens albicastrenses abordaram-nos esta tarde, quando nos deslocavamos para o "Admirável Mundo do Conhecimento" (tudo em maíusculas que o caso não é para menos...).
Em resposta às dúvidas e inquietações dessas jovens albicastrenses, perante "a coisa":

"O que é? Para que serve? Não se pode tirar daqui?"

Decididamente a localização não agrada nem a miúdos nem a graúdos!
Quanto à qualidade da obra, vamos deixar o comentário para os especialistas.

Didier Fiúza Faustino (n. Paris, 1968) é arquitecto e artista plástico português residente em Paris, venceu do prémio Tabaqueira 2001, um concurso que permitiu a instalação de uma peça de arte pública no Jardim dos Aromas, um espaço verde que nasceu com a intervenção Polis no Centro Cívico, em Castelo Branco.
O Fundo Tabaqueira de Arte Pública - ao abrigo do qual é promovido, anualmente, o concurso - tem como objectivo "a criação de obras de arte de relevância cultural e indiscutível qualidade, para valorização cultural as cidades contemporâneas".
Em 2001, Castelo Branco foi a cidade seleccionada para a instalação da peça de arte pública vencedora do prémio tabaqueira. O júri, constituído por representantes do Ministério da Cultura, Instituto de Arte Contemporânea, Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, delegação regional de Cultura do Centro, Câmara de Castelo Branco e Tabaqueira, decidiu, atribuir o prémio a "Stairway to Heaven" (Escada para o céu) de Didier Faustino.

Etiquetas: , , , ,