.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

sábado, abril 11, 2009

I Congresso Internacional de Investigadores de História e Artes Visuais - Posto de Investigação em Design

Castelo Branco acolhe no dia 20 de Abril de 2009, o I Congresso Internacional de Investigadores de História e Artes Visuais. Designado de post.In, posto de Investigação em Design, o encontro reunirá na capital de distrito um grupo de Investigadores ligados a áreas do Design de Comunicação e História. Uma reunião onde, segundo os seus promotores, “o conhecimento multidisciplinar imperará, tentando invadir na comunidade um universo de saberes onde predomina a investigação científica”.
Este evento será fundamentado com diferentes teses de vários intervenientes, destacando-se a primeira parte (durante toda a manhã), tomo I e II, com a presença de quatro doutores da área do Design vindos da Universidade de Barcelona (UB) e Universidade do Porto (UP). Enric Tormo, catedrático em tecnologias do Design, grande referência na comunidade académica, liderou durante uma década o departamento de Disseny i Image da UB. Com a sua enorme experiência académica e profissional, irá desafiar os participantes a interagir num cosmos científico aliado aos mais diversos instrumentos metodológicos do Design de Comunicação. Neste painel (Mesa Redonda), ainda com as presenças de outros dois doutores da UB, Oriol Moret (doutor em Tipografia/Tipometria) e Begoña Simon (Arquitectura Gráfica), apresentarão igualmente ideologias e matérias pertinentes de discussão.
Ainda nesta primeira fase do congresso, Antero Ferreira (Design/Tipografia) irá homenagear o recentemente falecido tipógrafo e desenhador de caracteres Manuel R. Pereira da Silva.
A segunda parte do congresso (durante a tarde), tomo III, será marcada pela presença dos prestigiados docentes da Universidade do País Basco, doutores Eduardo Herrera (Morfologia Tipográfica) e Leire Fernández (Design e Identidade), em que nos congratularão com temáticas de extrema importância no círculo científicopedagógico: Recuperação e revitalização de patrimónios tipográficos e Métodos conceptuais do Design.
Esta fase será preenchida com diversas intervenções de professores investigadores ligados às áreas da História e Design de Comunicação (Alexandra Cruchinho, Daniel Raposo, João Neves, José Silva e Ricardo Silva), culminando esta jornada com três comunicações relacionadas com a cidade de Castelo Branco (Luís Norberto Lourenço, Pedro d’Oliveira e Tiago Santos Marques). O post.In conta ainda com outras componentes culturais tais como o lançamento da edição n.º 1 da revista científica Grafema, sobre o Estudo do Livro, Imprensa e Design de Comunicação, a inauguração de uma exposição de fotografia do prestigiado professor da região Carlos Azevedo Matos e uma intervenção musical de alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas.

Com base, em:
http://navarromarques.wordpress.com
http://www.agenda-cb.com/downloads/2009/programa_post-in.pdf
http://castelobrancoagendacultural.blog.pt/4791588/
Contacto:
gfm.grafema@gmail.com

Etiquetas: , , , , , , ,

1 Comments:

At 6:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bordados quid?

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home