.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Boletim Informativo da SAMFTPJ, n.º 4*


Capa do n.º 4 do Boletim Informativo da Sociedade de Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ).

Enquanto sócio da SAMFTPJ diremos o que acharmos por bem, deste n.º do boletim, no local próprio.
No que a Casa Comum das Tertúlias (CCT) diz respeito, na qualidade de fundaor e responsável pelo projecto cultural e cívico da CCT não podemos deixar de fazer um reparo, facto que lamentamos, tanto mais que noutra ocasião fomos forçados 
a publicamente fazer o mesmo, exactamente sobre o mesmo assunto.  
Seja como for, a bem da verdade e porque "só não se sente, quem não é filho de boa gente", aqui faremos o reparo àquilo que assinalámos no quadro sobre as actividades da SAMFTPJ.

O caso não é para menos, já que são vários os "esquecimentos" de que temos vindo a ser alvo... preferimos não intuir, como outros andam por aí a intuir na imprensa regional!
Outras parcerias, que não aquela com a CCT não foram esquecidas...

Setúbal é uma cidade com um importante património, parte dele degradado, é certo, com uma importante vida cultural e de que muitas vezes se vai falando pelos piores motivos... quisemos mostrar a outra face!
A visita cultural a Setúbal, de albicastrenses, numa organização da CCT, como tudo começou:
A ideia inicial seria um dia dedicado a Setúbal, falámos com vários associados da SAMFTPJ e aconselharam-nos a juntar duas iniciativas (visita de manhã a exposição na Gulbenkian e já agendada) e a ficar apenas uma tarde para Setúbal, acabámos por concordar.
Fizemos uma primeira abordagem à Dra. Isabel Victor, Directora do Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal, a 10 de Dezembro de 2006, via correio electrónico, com resposta pronta de apoio à iniciativa, nomeadamente na articulação da visita a outros museus.
Estivemos presentes em reunião da Direcção da SAMFTPJ onde explicámos a ideia e tudo ficou acordado.

No seguimento da visita publicámos:
Breve sobre a visita cultural a Lisboa e Setúbal de 17 de Março de 2007 [excertos]

A Casa Comum das Tertúlias organizou em conjunto com a Sociedade de Amigos do Museus de Francisco Tavares Proença Júnior, contando com o apoio do Museu do Trabalho "Michel Giacometti" de Setúbal, a uma visita cultural a Lisboa e a Setúbal, com partida de Castelo Branco, no passado dia 17 de Março de 2007.
Estiveram envolvidos 52 pessoas, 46 delas estiveram na visita a Setúbal. A maioria partiu de Castelo Branco, em autocarro, juntando-se-lhes alguns elementos em Lisboa e outros já em Setúbal. Alguns participantes só visitaram a exposição em Lisboa e outros apenas fizeram a visita a setúbal. A grande maioria fez a visita completa.
O almoço e a visita a Setúbal foi da responsabilidade da CCT, com o apoio do Museu do Trabalho de Setúbal. A organização da viagem até Lisboa, respectivo regresso a Castelo Branco e visita à exposição na FCG  foi da 
responsabilidade da SAMFPTJ.
Em Setúbal tivemos um excelente visita guiada pelo Dr. José Luís Catalão, animador sócio-cultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal.
Programa:
Saída de Castelo Branco. 10h 30m – Visita à Exposição "Cartier 1899-1949. O percurso de um estilo "Museu Calouste Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Rumo a Setúbal pela Ponte Vasco da Gama. 13h (atraso de 45m)– Almoço no Restaurante “Solnave”, no Jumbo de Setúbal (6,80€). A partir das 15h, visita aos seguintes espaços em Setúbal: O percurso fez-se a pé, com a excepção para o último ponto da visita. Igreja do Convento de Jesus de Setúbal (aqui se juntou uma participante setubalense que tendo sabido da nossa visita se juntou a nós, a Prof. Gualadupe). Galeria de Pintura Quinhentista. Casa de Bocage (devidao ao atraso no programa já estava fechado e não se conseguiu visitar). Visita à Sé de Setúbal (que não estava prevista compensando o imprevisto anterior). Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco (já estava fechado mas o nosso guia consegui a reabertura). Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal. Terminamos com uma visita ao Castelo/Forte de S. Filipe (falhou-se o pôr do Sol, apesar disso, a vista, mesmo à noite, compensou). E regresso a Castelo Branco. Nenhuma das visitas foi paga.
Especial agradecimento ao Dr. José Luís Catalão, animador sócio-cultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal, à sua Directora, Dra. Isabel Victor, à Dra. Benedicta Duque Vieira, Presidente da SAMFTPJ. Nada a apontar ao serviço do Restaurante "Solnave" de Sertúbal, impecável.

Organização:
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
E-mail: luis.lourenco@portugalmail.pt * Blogs: http://casacomumdastertulias.blogspot.com Sítio: http://casacomumdastertulias5out2001.planetaclix.pt 

Sociedade de Amigos do Museus de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ):
E-mail: samtap.jr@clix.pt
(o novo é samtap.jr@gmail.com)

Apoio:
Blog da Dra. Isabel Victor (e sobre o Museu do Trabalho):
Blog: http://isabelvictor150.blogspot.com 
Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal:
E-mail: museutrabalho@iol.pt


Ainda…
Sobre a Exposição "Cartier 1899-1949. O percurso de um estilo"
Sítio: http://www.museu.gulbenkian.pt/exposicoes/cartier/cartier_pt.pdf 

Ver mais:
http://casacomumdastertulias.blogspot.com/2007/03/notas-para-visita-exposio-na-fundao.html#links 
http://casacomumdastertulias.blogspot.com/2007/03/conhecer-e-divulgar-o-patrimnio-da.html#links 
http://fanzinetertuliando.blogspot.com/2007/03/breve-sobre-visita-cultural-lisboa-e.html#links 

*Por: Luís Norberto Lourenço

Etiquetas: , , , , ,

1 Comments:

At 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quais é que são, então, os rumos da associação para o corrente ano?

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home