.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

quarta-feira, outubro 24, 2012

Setúbal recebe hoje apresentação do livro "Manifestos contra o medo"




Esta iniciativa é a sétima apresentação do livro, depois de: Castelo Branco, Algés, Caldas da Rainha, Portalegre, Salamanca (Espanha) e Cáceres (Espanha). 
Este evento é décima iniciativa da Casa Comum das Tertúlias (CCT), um projecto cultural e cívico que fez 11 anos de actividades em 5 de Outubro de 2012 e marca um regresso a Setúbal, depois duma visita cultural a Setúbal organizada pela SAMFTPJ e pela Casa Comum das Tertúlias, tendo o total apoio da Rede de Museus de Setúbal, em especial do Museu do Trabalho de Setúbal, tendo decorrido a 17 de Março de 2007.


Tertúlia 

Apresentação do livro: 
"Manifestos contra o medo: Antologia de uma intervenção cívica" 
de Luís Norberto Lourenço

apresentado por: 
Dra. Isabel Victor (Socióloga; Museóloga)

Elevens Coffee Bar, Setúbal
24 de Outubro de 2012, 21h 30m

Organização: 

Apoio: 
Elevens Coffee Bar (Setúbal)

Sobre o livro:

El título, “Manifiestos contra el miedo”, es una declaración de principios en defensa de la libertad de expresión y de opinión; en palabras del autor, la intervención, la crítica constructiva o el inconformismo son la sal de la democracia, hablar y escribir libremente debería ser lo más normal en una sociedad democrática, pero la gente tiene miedo. Quien se expresa con libertad y dice lo que piensa para unos es un héroe, y para otros un blanco a batir; por eso, Luis reivindica la abolición del miedo, el miedo que atrofia el pensamiento y la acción, que limita la crítica y la creatividad. Sólo se puede luchar contra el miedo hablando, escribiendo, criticando, indignándose, provocando, practicando la subversión y publicando clandestinamente si fuera preciso.

Podem ler texto de Teresa Sá Couto, aqui:
E/ou de Carlos Casaquinha, aqui:

Sobre o autor:
Luís Norberto Fidalgo da Silva Trindade Lourenço nasce em Castelo Branco a 27 de Agosto de 1973, onde conclui o Ensino Secundário na Escola Secundária de Nuno Álvares. Licenciatura em História: ramo científico (1995-1999), pela Universidade Lusíada de Lisboa. Pós-graduação em Educação e Organização de Bibliotecas (2011), pelo Instituto Politécnico da Guarda. Frequentou ainda a Licenciatura em Economia, na Universidade Lusíada de Lisboa, frequentou até ao IV Semestre a Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, na Universidade Fernando Pessoa do Porto, no âmbito da qual realizou estágio curricular na Biblioteca Municipal de Castelo Branco. Inicia em Lisboa a sua intervenção cívica, com a participação no Congresso “Portugal Que Futuro” (1994) e militância partidária em 1993, na JS e no PS, sendo co-fundador do boletim “Rosa Sinistra” do núcleo de Belém (concelhia de Lisboa) desta juventude partidária. Participou activamente nos Estados Gerais do PS (1994/95). Sócio da Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Jr. (desde 2003). Integrou a Direcção do Clube de Castelo Branco (2005/07). Sócio efectivo da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (desde 2011). Tem escrito em vários fanzines, jornais e revistas, locais e nacionais, portuguesas e espanholas, blogues e em vários fóruns na Internet. Tem 9 anos de experiência docente no 2.º ciclo do Ensino Básico. Funda em 5 de Outubro de 2001 a Casa Comum das Tertúlias (CCT). A 5 de Outubro de 2005 funda a “Tertuliando – Fanzine da Casa Comum das Tertúlias”, publicação que edita e de que é Director. Da sua autoria: “Auto de arrolamento dos bens existentes na egreja matriz da freguesia de Penamacor, concelho do mesmo, distrito de Castello Branco, realisado no dia 6 de Julho de 1911", apresentação, transcrição e notas por Luís Norberto Lourenço, Castelo Branco: Casa Comum das Tertúlias, 2010, Colecção: "Papéis de sexta, 2".

Sobre a apresentadora:
Isabel Victor é Licenciada em Sociologia. Mestre em Museologia. Foi ex-directora do Museu do Trabalho "Michel Giacometti" de Setúbal, ex-Directora da Divisão Museus da Câmara Municipal de Setúbal, ex-directora da Rede Portuguesa de Museus (RPM), docente do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade Lusófona, Palestrante convidada mestrado em Museologia 
do ISCTE, Doutoranda em Museologia, investigadora da FCT – Fundação da Ciência e Tecnologia, membro do Centro de Estudos de Sócio-museologia da U. Lusófona e sócia do "MINOM-ICOM International Movement for a New Museology". Autora de vários artigos em várias revistas, tais como: "Cadernos de Sociomuseologia", 

Etiquetas: , , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home