.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

domingo, setembro 09, 2007

Energia nuclear, tema da próxima tertúlia

CONVITE

Tertúlia:
A Energia Nuclear: problema ou solução viável

Convidados:
Engº António Manuel Jardim (Engenheiro Nuclear)
Dr. Jorge Seguro Sanches (Deputado; membro da Comissão Eventual para o
Acompanhamento das Questões Energéticas (CGP))

Moderador:
Luís Norberto Lourenço (Casa Comum das Tertúlias)

Local: Biblioteca Municipal de Castelo Branco (sala polivalente)
Data: 15 de Setembro de 2007
Hora: 15h

A Casa Comum das Tertúlias debate um tema actual e decisivo, sobre o qual importa fazer um debate sério. Daí o convite a dois especialistas sobre o tema, um deles técnico e outro com responsabilidades políticas.
A Energia Nuclear será uma ameaça ou um potencial enorme a não desperdiçar? As vantagens compensam as desvantagens? Vale a pena o risco?

Os nossos convidados:
António Manuel Ferreira da Silva Jardim, é Director e Procurador da empresa G.J. - Gestão Lda. Até Janeiro de 2005 foi Director da Central de Compostagem de Setúbal e dos Novos Projectos da AmarSul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA. - Análise do Plano Estratégico Nacional para os Resíduos Sólidos Urbanos - Representante da Empresa na Selagem e captação de biogás da célula B do Aterro Sanitário do Seixal. Idem para a construção da célula D do mesmo Aterro;» Desde Janeiro 1995 - Director da Divisão de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da KOCH de Portugal, Serviços de Engenharia e Comercialização Industrial, Lda. - Director da ETRSU de Setúbal. - Membro do “Management Comitee” para a Central de Valorização Orgânica de Lisboa da Valorsul (digestão anaeróbia).» Desde Março 1987: Neoser - Serviços de Gestão e Participações, S.A.- - Presidente do Conselho de Administração. De Setembro de 1968 a Dezembro de 1974: JUNTA DE ENERGIA NUCLEAR - Direcção Geral de
Combustíveis e Reactores Nucleares Industriais. - Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (Curso 1967/68)» - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear (Opção Termo-Hidráulica) no "Institut National de Science et Technique Nucleaire (Comissariat d'Energie Atomique - Saclay - Paris)" Co-autor do “ Manual de Divulgação sobre Compostagem “ para o INR. Detentor de patente na área do aproveitamento de resíduos florestais "FORNALHA PARA QUEIMA AUTOMÁTICA DE PRODUTOS FLORESTAIS". Com equipamento de patente própria realização e implementação de sete projectos para o Programa Valoren " PROJECTO DE AQUECIMENTO DE SALAS DE AULA" e "PROJECTO DE APROVEITAMENTO DE COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS" no concelho de Alcácer do Sal, incluindo o aquecimento de cerca de 250 salas de aulas de escolas primárias. Candidato a Doutoramento em Engenharia do Ambiente no IST.
Jorge Filipe Teixeira Seguro Sanches, nasceu em Penamacor, em 1965. Licenciatura em Direito; Aprovado na parte escolar do Mestrado em Relações Internacionais. Mestrando em Relações Internacionais na Universidade Lusíada. Tema da Dissertação: Factores Económicos e Políticos na opção estratégica: Espanha e/ou Brasil? É Gestor e Jurista. Deputado na X Legislatura, eleito nas listas do PS pelo Círculo Eleitoral Castelo Branco; Director do Acção Socialista. Foi Director da Microsoft em Portugal; Assessor do Grupo Parlamentar do PS; Membro da Direcção do Instituto para a Gestão das Lojas do Cidadão; Chefe de Gabinete de Membros do Governo do XIII e XIV Governos Constitucionais; Inspector Superior Principal do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações; Actualmente é Membro da Comissão Nacional de
Jurisdição do PS; Membro da Comissão Política do PS; Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Secção do PS de Penamacor. Comissões Parlamentares a que pertence: Comissão de Assuntos Europeus Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional, Comissão Eventual para o Acompanhamento das Questões Energéticas (CGP).

A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco, pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por uma Democracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelo desenvolvimento do nosso Interior.
Fazem parte do nosso roteiro tertuliano: Castelo Branco, Cidade Rodrigo, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Salamanca, Seia, Setúbal…
Editamos “Tertuliando – Fanzine da Casa Comum das Tertúlias”, desde 5 de Outubro de 2005. Saiu este mês o n.º 7, no entanto já editamos 8 números, contando com o n.º 0. Os n.ºs anteriores encontram-se esgotados e apesar da distribuição ser gratuita, não nos compensa imprimir um n.º por cada pedido que é feito, assim, quem estiver interessado num dos n.ºs anteriores, faça-nos chegar um pedido mediante o apagamento de 1(um)€ por exemplar. (contactem-nos por esta via ou telefonicamente).
Temos vários inquéritos a decorrer nos nossos blogs. Participem.

Bem-haja.

Saudações tertulianas,
Luís Norberto Lourenço
(Organizador e fundador da Casa Comum das Tertúlias)

Organização: Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
E-mail: luis.lourenco@portugalmail.pt
casa_comum_tertulias@portugalmail.pt
Blogs: http://casacomumdastertulias.blogspot.com
http://cctertulias.blogs.sapo.pt
Sítio: http://casacomumdastertulias5out2001.planetaclix.pt

Apoio: Hotel Rainha D. Amélia e Restaurante Zé dos Cachopos

Nota:
Para eventual divulgação poderão utilizar qualquer uma das fotos dos nossos
blogs e sítio. Referindo sempre a proveniência: "Arquivo Tertuliano".

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

At 5:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não continua a listagem?

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home