.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Luiz Oosterbeek fala de ARKEOS a convite da CCT

CONVITE


Tertúlia


ARKEOS E CEIPHAR:
Arqueologia e Pré-História em debate



Com:
Prof. Doutor Luiz Oosterbeek 

(Director do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar)

Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Castelo Branco

26 de Janeiro de 2008
15h

“ARKEOS: Perspectivas em Diálogo”, segundo o que é assumido como a sua “Missão”, “é uma série monográfica, com edição de pelo menos um volume por ano, tendo iniciado a sua publicação em 1997, editada pelo Centro Europeu de Investigação da Pré-História do Alto Ribatejo (CEIPHAR) do Instituto Politécnico de Tomar, que visa a divulgação de trabalhos de investigação em curso ou finalizados, em Pré-História, Arqueologia e Gestão do Património. Os volumes são temáticos, podendo corresponder a monografias, actas de encontros científicos ou colectâneas de trabalhos sobre um tema central. Cada volume pode agregar alguns artigos fora da sua temática principal."
A colecção “Territórios da Pré-História em Portugal”, integrada na série ARKEOS, abrangeu 9 volumes, um dos quais, o n.º 3, é dedicado à Beira Interior (a que designam Centro Interior), com o título “Do Neolítico Inicial ao Final da Idade do Bronze no Interior Centro de Portugal”, da autoria de António Carlos Valera. Não por acaso, a foto da capa deste volume é da “Estátua-Menir” do Monte de S. Martinho (Castelo Branco), de autoria da Prof. Doutora Raquel Vilaça. Este volume corresponde ao n.º 23 da série ARKEOS e trata-se duma edição bilingue: portuguesa e inglesa. Esta obra em particular será alvo de abordagem pelo nosso convidado.
Esta colecção foi publicada por ocasião do XV Congresso UISPP.
O Prof. Doutor Luiz Oosterbeek é um dos Coordenadores desta série, é Director do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre (UTAD/IPT), Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, no Departamento de Território, Arqueologia a Património, Secretário Geral do XV Congresso UISPP (União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas), realizado em Lisboa, em 2006.
Esta iniciativa, como não poderia deixar de ser, realiza-se numa casa que mais uma vez nos acolhe, tendo aceite o nosso desafio. O nosso agradecimento, por isso, à Dra. Aida Rechena, Directora do Museu Francisco Tavares Proença Júnior. 
A Casa Comum das Tertúlias (CCT), fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco, pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por uma Democracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelo desenvolvimento do nosso Interior.
A CCT edita “Tertuliando – Fanzine da Casa Comum das Tertúlias” desde 5 de Outubro de 2005.
Fazem parte do nosso roteiro tertuliano: Castelo Branco, Cidade Rodrigo, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Salamanca, Seia, Setúbal...

Ver:
http://www.ipt.pt/ceiphar/
http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0873-593X&nrm=iso
http://www.crookscape.org/news/RoteiroAlentejo/00ARKEOS18_flsinicio.pdf
http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1172350
http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=940067


Organização
Casa Comum das Tertúlias
Luís Norberto Lourenço (Org.)
luis.lourenco@portugalmail.pt
http://casacomumdastertulias.blogspot.com 

Etiquetas: , , , , , , ,

1 Comments:

At 1:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Porque os outros calam mas tu não":
http://www.portugalcentro.pt/distritos/distritos.php?id=16&distrito=castelobranco

Lá estarei no sábado!

 

Enviar um comentário

<< Home