.comment-link {margin-left:.6em;}

Casa Comum das Tertúlias

Blog da CCT. Espaço de intervenção e de reflexão. Aqui a Cultura e a Democracia são as prioridades. Participem.

sexta-feira, março 18, 2011

Ainda o V Centenário de Amato Lusitano (1511-1568)


Aqui divulgamos mais uma iniciativa no âmbito d0 "V Centenário de Amato Lusitano"...


V CENTENÁRIO DE AMATO LUSITANO (1511-1568)


Irá decorrer mais uma conferência do Ciclo de Conferências: “Amato Lusitano: Horizontes do Saber”, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, no dia 21 de Março de 2011, às 18 horas, intitulada “O MEU AMATO LUSITANO”, conferência proferida pelo Professor Doutor Ferraz de Oliveira, catedrático da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Ferraz de Oliveira, nascido em Teixoso-Covilhã, estudou também em Castelo Branco. Em 1979, em colaboração com Firmino Crespo, tradutor da obra maior de Amato Lusitano, as Sete Centúrias de Curas Medicinais, pode concretizar a sua primeira edição completa, sob a chancela da Universidade Nova de Lisboa. Recorde-se que a edição do primeiro volume dedicado à Primeira Centúria data de 1949 por ação de José Lopes Dias e do mesmo Firmino Crespo.
Como uma notável carreira científica, o Professor Ferraz de Oliveira também se empenhou na reabilitação do admirável património das arquitecturas históricas do ensino da Medicina nomeadamente o ex-libris e a Sala dos Actos Grandes, da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.
A palestra, organizada pela Câmara Municipal, está incluída no programa comemorativo dos 500 anos do nascimento de Amato Lusitano, nascido em 1511, em Castelo Branco, nome maior da História da Medicina europeia, cuja diáspora, motivada pela intolerância religiosa, construiu uma particular geografia.


Nota Editorial:

Informação editada com base no que nos chegou da Organização.

Etiquetas: , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home